A História da Colomba Pascal

Como surgiu a colomba pascal

Mais do que uma tradição, a colomba pascal já faz parte da mesa do brasileiro e tem uma grande mensagem a passar. Conheça a verdadeira história de como surgiu a colomba pascal, sua receita de paz e harmonia que salvou um vilarejo do norte da Itália.

A páscoa nos faz lembrar da paz entre os homens, a colomba pascal tem o formato de uma pomba, simbolo universal da paz.

Essa mensagem com a história da colomba pascal está em formato powerpoint e pode ser baixada no final desta página, aproveite, compartilhe esse conteúdo com seus amigos do facebook, colegas de trabalho e familiares.

Uma lenda conta que o Rei Lombardo Alboino, raivoso com os problemas da guerra, com a eesitência militar na cidade de Pavia, se acalmou e desistiu de sua vigança depois de ganhar de um padeiro de Pavia um doce em forma de pomba, preconisando a paz.

Seu sabor é suave e seu preparo é delicado. Seu gosto se diferencia do Panetone, um pão de receita semelhante, natalino, pelo uso mais acentuado de cascas de laranja cristalizadas, que substituem as uvas passas de seu irmão.

Sua receita contém mais manteiga e ovos e pode receber cobertura de glacê, amêndoas ou ainda chocolate aromatizado, apresentando decorações requintadas.

O tom cítrico dá a colomba pascal um sabor especial, diferenciado do panetone, a crosta de açucar sobre a massa dá um tom marmorizado e uma textuda deliciosa que derrete na boca e enche o paladar com um sabor de páscoa.

Muitas histórias estão ligadas aos símbolos da Páscoa, entre elas, a colomba pascal. Ao norte da Itália, em Lombardia, vilarejo de Pavia, houve uma invasão local do exército de Albuino, o rei dos Lonbargos. Um confeiteiro do local resolveu preparar um presente para o invasor. Criou um bolo diferente, preparado com ricos ingredientes e assado no formato da pomba da paz.

Quando recebeu o presente, o invasor ficou encantado com o sabor do bolo e com a sensível idéia e decidiu poupar o vilarejo do ataque.

O bolo simboliza a vinda do Espírito Santo. A pomba ou colomba pascal, um pão doce e enfeitado de origem italiana, com a forma de ave, é um símbolo cristão.

A forma de pomba era utilizada muito freqüentemente nos antigos sacrários onde se reservava a Eucaristia. O símbolo eucarístico se converteu logo no pão doce que costuma ser compartilhado, em alguns países europeus – especialmente na Itália – no café da manhã de Páscoa e da “Pasquetta”, a segunda-feira de Páscoa.

Curiosidades sobre a Colomba Pascal

Hoje comemos uma colomba sem saber seu significado, que vai muito além do mundo capitalista e comercial de hoje em dia, no passado, essa simples colomba pascal foi simbolo da paz promovida por um simples padeiro que já estava cansado de ver seu povo sofrer.

Envie essa linda mensagem com a história da colomba pascal para todos seus amigos e todos conhecerão a verdadeira história da colomba pascal.

 

Fonte: Esoterikha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *